Mês de Julho, férias escolares no Brasil. Muitas atividades para as crianças se divertirem, tempo para curtir a família, aprender coisas novas, fazer aquele passeio que nos outros meses sempre fica corrido fazer.
Imperdível!! Não deixem de visitar o 25º Festival das Árvores (em inglês), que neste mês comemora o 150º aniversário da publicação dos artigos de pesquisa do naturalista Alfred Russel Wallace juntamente com o artigo de Charles Darwin. Ambos apresentando ao mundo seus estudos sobre a evolução das espécies, e dentro deste estudo, as ÁRVORES tem um papel especial no entendimento da história de um local.
Aproveitando essa chance e unindo a oportunidade do Dia do Protetor da Floresta vale lembrar uma lenda do Folclore Brasileiro – o Curupira! O super Curupira que embeleza nosso post é do famoso ilustrador Estevão Ribeiro, que gentilmente emprestou a imagem para nosso post. Super obrigada pela colaboração!
A lenda do Curupira faz parte da mitologia dos índios tupi-guaranis. O nome deste herói das matas é formado pela junção dos termos curu, parte inicial da palavra curumim, menino, em tupi-guarani; e pira, que quer dizer corpo. O Curupira é também conhecido pelos nomes de Caipora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora e Anhangá. Com cada um desses nomes, pode apresentar variações tanto em relação a seu aspecto visual, quanto em relação ao seu comportamento.
Castigo – A versão mais conhecida é a do Curupira como uma espécie de anão, de cabelos vermelhos e pelo e dentes verdes, protetor das árvores e dos animais. Torna-se um perigoso inimigo daqueles caçadores que matam por prazer, e não por necessidade, e costuma partir os machados de quem tenta abater as árvores. Em algumas versões da lenda, o Curupira é capaz de transformar os filhos e mulher dos caçadores maus em caça, para que este os mate sem saber.
Pés – Seus pés virados para trás deixam rastros falsos, despistando os caçadores. Às vezes, ele é visto montando um porco-do-mato. Diz-se que quem o vê na floresta perde o rumo e não consegue mais encontrar o caminho de volta. E também que é impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, o Curupira pode chamá-las com gritos que imitam a voz humana. De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um rolo de fumo para agradá-lo, caso cruze com ele.
Descobrimento – Os primeiros relatos acerca do Curupira são da Região Sudeste, datando da época do Descobrimento do Brasil. Uma carta do Padre Anchieta, de 1560, dizia: “Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante”. Os índios, para agradá-lo, deixavam penas, esteiras e cobertores nas clareiras.
Pai do Saci – Diz-se que o Curupira também tem o poder de ressuscitar animais mortos e que seria o pai do Saci Pererê. O mito indígena do Curupira acabou ganhando todo o país e é considerado, com o do Saci, o de maior popularidade entre os brasileiros.
Pesquisando na Internet, consegui encontrar um site do SESC especial sobre o Curupira com uma historinha para ouvir e um jogo bem legal com forca e animação sobre o Curupira! Vejam neste link pois vale muito a pena!
Também encontrei no site do Projeto Brasileirinho, idealizado pela psicopedagoga gaúcha Claudia Rieth (San Diego, Califórnia – EUA), vários desenhos para colorir com as lendas brasileiras, muito lindo! Entrem no site deles clicando no desenho abaixo.
Por último uma dobradura de origami super simples para a garotada fazer seu próprio Curupira e colocar nas plantinhas e árvores do condomínio, varanda, quintal, sitio, escola e até na rua onde moram… Dessa forma o Curupira irá sempre ser o Guardião da Natureza! Quem fizer o Curupira e quiser enviar a imagem dele na natureza para nós, mande a imagem e depoimento para arvoresvivas@gmail.com que publicaremos aqui no post! Participem!!!
Quanats lebracas da infancia!
Hoje adulto ficando velho me emociono so em ver belas materias como esta! parabems pela escolha do artigo!
Obrigado pelas lembracas!
hahah
lembro de na 4ª série eu ter representado o curupira kkk foi bizarrooo, mas foi uma infãncia feliz… quando crescemos vemos o mundo cruel em que vivemos.
http://fabiosantos.wordpress.com
que inutil, poderia ter umas paisagens de florestas para colorir, hem?…
A matéria de vocês ficou ótima!
Parabéns!
Ficamos felizes com sua visita e elogio!
obrigada vc são muitos fmz adorei!
que legal
oi eu queria saber o texto do lobisomen e do curupira vc podem me falar como que é??
muito obrigada eu te agradeço muito
Olá Heloisa, agradecemos a sua visita! Neste artigo que você visitou existe a descrição da lenda do curupira. A do lobisomem sugerimos que procure em livros e outras fontes de pesquisa!
Boa Sorte
tô lembrando no dia que colocaram eu para ser o curupira
foi meu maior mico da minha vida.
Eu fiquei ridícula no palco!!
que miiicoooooo!!!!!!
ñ quero mais lembrar desse dia!!!
me dá vontade de chorar pelo mico que passei!!!
bjss para vcs todos,é duro ser curupira,ficou todo mundo zoando de mim!!! xaau fuuuiiiiiiiiii
o curupira é interesante porque ele tem os pés virados para trás para espantar o caçadores . Ele espanta os caçadores que matam a natureza.
FIM.
DE SANDY WOURS PARA O PÚBLICO
gostei me ajudopu muito a fazer o meu trabalho!!!
goatei desse curuipira
Excelente artigo… Lembrei-me de ter ouvido essas lendas diretamente da boca de indígenas na década de 1990.. De outros personagens brasileiros também como Honorato cobra grande, Mapinguary.. Rsrs viajávamos ouvindo as lindas histórias.
Olá Jeferson, que preciosidade poder ter escutado estas histórias em condição tão especial. Ficamos muito agradecidos por acompanhar nosso blog e contribuir deixando seu comentário, ainda mais com experiências memoráveis como estas. Tenha um ótimo final de semana