O ano de 2010 foi marcado por ser o ano internacional da Biodiversidade. Na ocasião, tal campanha criada pela Organização das Nações Unidas, teve como fundamento principal estimular o mundo a agir pela proteção da biodiversidade e ao mesmo tempo poder expressar a importância da biodiversidade para o bem-estar das populações, refletir sobre as conquistas alcançadas até agora para preservar e reduzir o índice de perda da biodiversidade.
Em 2011, a ONU deu sequência a iniciativa, intitulando esse período como o “Ano Internacional das Florestas”, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a atual matança de nossas florestas e como isso pode interferir negativamente em nossas vidas. Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
O logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011 é dedicado ao tema “Florestas para o povo”, a fim de exaltar que o compromisso de conservação e proteção das florestas do mundo cabe as pessoas. Cuidar do meio ambiente, objetivar a exploração sustentável da natureza e propor projetos de educação ambiental são ações que precisam ser cada vez mais desenvolvidas e são, dessa forma, os elementos que compõem o logotipo da iniciativa. As florestas são fundamentais à existência da humanidade, pois sua diversidade de plantas oferece diversos nutrientes que são enriquecedores para nossa alimentação, produção de medicamentos além de que estabilizarem o clima do planeta.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PLANEJAMENTO DO PROJETO:
A fim de atingir os objetivos salientados na campanha, a Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas está formulando um site que possuirá: ferramentas interativas audiovisuais, linha para promover o envio de opiniões e diálogo, além de vir a oferecer um calendário de iniciativas nacionais, regionais e internacionais relacionadas com o Ano Internacional das Florestas. Além disso, oferecerá materiais diversos de promoção do Ano, assim como fotografias, vídeos, áudio e PowerPoint. A elaboração do site inclui a criação de um portal dedicado a matérias e notícias relacionadas às florestas de todos os quadrantes do globo terrestre.
Porta-vozes ou mensageiros das florestas
O secretariado do “Fórum das Nações Unidas sobre Florestas” está selecionando pessoas que ocupem lugares de liderança nas comunidades para atrair a atenção da mídia, dando maior visibilidade à causa das florestas, sensibilizando para aumentar o apoio da população a essa causa.
Concursos Artísticos, Cinematográficos e de Fotografia:
“A Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas” prevê a organização de eventos on-line para homenagear aqueles que expressem através das artes plásticas, fotografias, filmes e curtas-metragens a idéia de que as florestas são para o povo,. A Secretaria colabora atualmente com museus, cineastas especializados em meio-ambiente, representantes dos meios de difusão e organizações que se preocupam com as florestas, para organizar um grandioso concurso mundial, do qual participem obras, filmes e fotografias que ilustrem o tema do Ano Internacional das Florestas – 2011: “Florestas para o povo “.
Anúncios de interesse público e curta-metragens promocionais:
“A Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas” produzirá um curta-metragem e alguns anúncios de interesse público, que serão distribuídos em todo o mundo em diversos idiomas, a serem transmitidos pela televisão e outras mídias, incluindo espetáculos teatrais gratuitos em que se possa transmitir idéias e fomentar ações em prol das florestas.
Há 10 anos pesquiso árvores importantes no vale do Paraíba. Aprendi muito com essa pesquisa, minhas crônicas a este respeito foram publicadas durante o ano de 2010 em jornais e blogs da região. Estou feliz que o ano de 2011 esteja marcado como o Ano Internacional da Biodiversidade. A conscientização exige mudanças drásticas nesse panorama. Vamos em frente! Unidos conseguiremos mais.