Identidade, Natureza e Cerâmica –  A simplicidade dos detalhes nas peças que revelam a diversidade de natureza e cultura de regiões e comunidades tradicionais do Brasil. Sinalizações desde a área de alimentação ao 8o. andar (espaço expositivo), é só embarcar e curtir a viagem!


Exposição no SESC Consolação até 27 de novembro – São Paulo – SP

A sociobiodiversidade brasileira é um dos bens mais importantes da nossa sociedade contemporânea. A necessidade da sua conservação, valorização e desenvolvimento exige de nós um grande esforço de entendimento dos diferentes interesses envolvidos. A exposição identidade, natureza e cerâmica traz este olhar com o objetivo de apresentar, divulgar e refletir sobre a inclusão da perspectiva humana no ambiente natural e sobre as relações socioculturais.

Os biomas brasileiros, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Pantanal e Zona Costeira, fornecem os materiais naturais e a inspiração para a vida e para a produção de seus habitantes mais próximos, apresentando características e identidade de cada região.

As peças em cerâmica selecionadas representam um recorte do Brasil atual onde remanescentes quilombolas, etnias indígenas, artesãos tradicionais e novos artesãos de cidades do interior, todos, a partir de suas realidades locais, desenvolvem o saber tradicional e artesanal ao modelo individual e coletivo.

Programa de Turismo Social do SESC-SP
As atividades programadas pelo SESC SP para o Dia Mundial do Turismo 2010, se propõem discutir, o papel do turismo como possível agente de conservação ou degradação da biodiversidade no Brasil. Tem como objetivo geral, a elevação da consciência sobre a importância da conservação da diversidade biológica brasileira, promovendo a reflexão sobre sua relação com as práticas turísticas consolidadas no país.

Projeto Árvores Vivas e Projeto Oficina Nômade

A parceria dos projetos Árvores Vivas e Oficina Nômade com o SESC Consolação tem uma grande sinergia com as atividades programadas e compromisso do Programa de Turismo Social do SESC-SP.

O Projeto Árvores Vivas tem como missão promover e desenvolver ações educativas, projetos culturais, paisagismo e produtos que valorizem as árvores e a natureza, promovendo um olhar contemplativo, reconhecimento das árvores de nosso entorno e preservação. O projeto criado pela designer Juliana Gatti propõe a re-conexão das pessoas com as árvores, que acontece a partir de informações de caráter histórico e científico, além de atividades criativas e de sensibilização.

E o Projeto Oficina Nômade é um projeto de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos cuja atuação se dá por meio da valorização dos recursos naturais, da cultura tradicional local e das técnicas artesanais, atuando também na promoção e na divulgação destes conceitos. O projeto, criado pelos designers Christian Ullmann e Tania de Paula, nasceu com o objetivo de identificar, apoiar, divulgar e fortalecer o mercado de produtos comunitários que utilizam de forma sustentável os recursos naturais, valorizando as florestas como fonte de renda e colaborando para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

O encontro dos Projetos Árvores Vivas e Oficina Nômade com o Programa de Turismo Social do SESC-SP tem por objetivo, promover a apresentação e divulgação, estimular a produção e uso de produtos artesanais que valorizem características naturais, resgatem aspectos culturais e históricos, valorizem a identidade regional, a cultura local e promovam a geração de renda e o desenvolvimento social e cultural das diferentes regiões do Brasil.

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *