Por Adriana Sandre
Revisão Juliana Gatti
O gênero Pereskia, da família das Cactáceas, tem cerca de 25 espécies com cactos foliares, distribuídos pelo Brasil e o México.
A P. aculeata é uma arbusto com caule suculento da família das cactáceas originário da América Tropical. Na mata é comumente encontrado junto ao Gurrupiá, uma planta espinhosa que produz frutos em época semelhante a P. aculeata – os passarinhos ao comer os frutos de ambas as plantas acabam por dipersá-las conjuntamente.
Seu nome de origem indígena Guaiapá significa “planta que produz frutos com muitos espinhos finos” outro nome popular conhecido pelo seu termo em latim é “ora-pró-nobis” que significa ore-por-nós ou rogai-por-nós. Já seu nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas C. F. Pereisc e o epíteto específico: aculeata significa espinho.
É comumente usado no paisagismo pela proteção que garante em cercas vivas e pelas sua floração que, apesar de efêmera, é extremamente bela e podem ser comestíveis.
Ricas em ferro e proteínas, suas folhas podem ser consumidas in natura, refogadas, em sopas, tortas e pães, e também utilizadas no tratamento de anemias pelo seu alto valor nutritivo. No interior há o costume de misturar suas folhas ao angu e também cozinhá-las junto com o frango à cabidela.
Em uma aula de botânica acabei por comê-la crua juntamente com a Juliana foi muito engraçado o prof. Dr Pirani nos reportando que ela seria melhor consumida em refogados ou receitas… Tive a oportunidade de me deliciar dessas folhas em um prato típico com a folha… e coloco aqui uma receita de Torta de ora-pro-nobis para que vocês também tenham!!! Deliciem-se! (fonte: http://tvtem.globo.com/culinaria/receita)
Torta de Ora-Pro-Nóbis
1 kg de filé de peito de frango
1 cebola média picada
1 tomate picado
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de requeijão
1/2 litro de leite
Tempero
1 ovo
1 maço de ora-pro-nóbis
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga
1/4 de xícara de leite
Sal
Coloque manteiga e um pouco do leite.
Em Pompeu, Minas Gerais, há um festival do Ora Pro Nobis. Criado em 1997, o festival reúne inúmeros pratos típicos com a folha: frango, camarão, costelinha, arroz, angu, carnes, tortas, entre outros. Espero um dia poder visitar o festival e trazer fotos…
Outra espécie que pode ser consumida é a P. grandifolia, comumente encontrada no Brasil, seus nomes populares Brasil a fora vão desde a cacto rosa, jumbeta a ora-pró-nóbis semelhante a P. aculeata. Suas flores que desabrocham pela manha e ao cair da noite murcham, são um espetáculo a visão! Suas folhas tem enormes quantidades de vitamina, proteína e sais minerais.
A P. aculeata difere da P. grandiflora e da P. bleo por possuir flores brancas, na ausência de flores o reconhecimento se torna mais difícil. Já a P. grandiflora possui flores rosas e é mais abundante que a P. bleo Há algumas espécies do gênero que não podem ser consumidas.
FICHA TÉCNICA
Gênero: Pereskia
Família: Cactaceae
Origem: América Tropical
Porte: trepadeira arbustiva (galhos chegam até 10m de comprimento)
Cuidados: Plantas de clima quente, solo drenado e arenoso
Cultivo: Recomenda-se adubação uma vez ao ano. Recomenda-se pequenas podas a cada cinco meses. O plantio da Pereskia é favorável em épocas com clima quente e úmido.
Eu tenho ora pro nobis plantado em vaso na minha casa.
Gosto muito refogadinha.
Mas um dia desses uma pessoa viu o pé aqui e me disse que esse tipo não é comestível.
Que a comestível é apenas a que tem a flor branca.
É verdade isso?
A que tenho tem a flor rosa como essa que aparece na foto (Flor de Pereskia – foto Luciano Ogura)
Depois disso não tive mais coragem de comer!!!!
Grata pela atenção!
Viviane
Viviane,
Não se preocupe, é liberada a folhagem desta pereskia grandfolia, com flores cor de rosa, são excelentes para cozidos e feitas do jeito que vc quiser, eu já experimentei e te recomendo, pode comer se medo.
grande abraço,
Eu cultivo e faço doações para o país todo.É só enviar e-mail para:nobukunister@gmail.com.Tel(17) 3462 6732
Vi por acaso um ótimo post sobre o ora pro nobis em um blog, neste link: http://opsicoanarco.blogspot.com.br/2014/05/ora-pro-nobis-receitas-que-seu-alimento.html