Lendo o artigo do amigo Ricardo Cardim – A beleza dos troncos verdes das tipuanas paulistanas – lembrei dos meus primeiros contatos curiosos com as árvores da cidade! Acreditava que estas habitantes dos troncos faziam mal para as árvores, quando fui olhar mais atentamente, coletei uma folhinha e fiquei maravilhada com a beleza de suas nervuras. Pensava comigo: “- Como é possível ser tão belo estar fazendo algum mal!” Foi então que descobri ser uma inofensiva e muito articulada pteridófita (variedade de samambaia – Microgramma vaccinifolia ou samambaia-grama), que adora troncos antigos, sulcados e úmidos na nossa cidade!
É incrível como a natureza cria desenhos em suas estruturas morfológicas, tão complexos e bem resolvidos! As pessoas que caminham pela cidade sem se dar conta desta beleza “escondida” não sabem o presente que estão perdendo. Presente para a alma, mente e espírito! Em tantas pequenas coisas do dia-a-dia, a natureza que luta para viver na cidade nos apresenta muitos encantos!
Esta linda “estampa” da foto, curiosamente não estava nas tipuanas ou jacarandás-mimoso como é mais comum… e sim num lindo exemplar de pau-brasil que vocês podem encontrar e visitar no nosso MAPA DAS ÁRVORES no PANORAMIO!
Ju, lindo mesmo o desenho das nervuras, parece um mosaico natural e vivo! Nunca tinha visto de pertinho. Ainda bem que existe você para nos aproximar ainda mais do que nos cerca e apresentar a beleza que se esconde em cada verde detalhe!
Mil beijos!!!!
Oi Pri…
Que saudades! Ficamos sempre muito felizes com sua visita e comentários muito especiais!!! A alegria que irradia da sua energia para om as Árvores ilumina nossos dias!!! Agradeço muito por ter lhe conhecido… Mande beijos para todos em casa!!!
Tenho duas especies aqui em casa… sao realmente lindas.
Vitor