Hoje no Estado de S. Paulo matéria de página inteira especial sobre o pau-brasil Caesalpinia echinata, a árvore mãe de todos nós brasileiros, que somos conhecidos por esse nome em todo o mundo graças a sua existência abundante em nossa costa desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro no século XVI.
Naquela época largamente explorada para se extrair o pigmento vermelho de seu cerne para a indústria têxtil européia, hoje e desde 2000 pesquisadores brasileiros de diversas universidades do país descobrem novas aplicações e usos para nossa árvore mãe.
Acessem o arquivo de imagens de pau-brasil do Estadão
Encontrei em minhas caminhadas pelas ruas da cidade um pau-brasil florindo, próximo ao Parque Antártica. É realmente emocionante poder reconhecê-lo e se encantar com a beleza de suas lindas flores. Não é uma árvore nativa da região de São Paulo, mas aparentemente está se adaptando bem ao nosso clima! Será que vamos colher sementes?
o pau-brasil que tem perto da qui de casa a semente sai em casca comprida com um monte de sementinhas vermelhas.
Olá Lala,
O pau-brasil (Caesalpinia echinata) verdadeiro é bem diferente deste que vc menciona, na verdade a espécie da sua casa é a árvore tento também conhecida por falso pau-brasil (Adenanthera pavonina), pois suas folhas são muito parecidas com o pau-brasil nativo do Brasil, mas o seu fruto, sementes, porte e arquitetura da árvore são completamente diferentes.
Procure pelo nome científico no google imagens e verá a diferença. Espero ter ajudado no esclarescimento.
Talvez quando a Lala estivesse mencionando a árvore ela estivesse falando do pau brasil mesmo, porque as sementes dele tambem sao vermelhas, mas ficam dentro de uma vagem cheia de espinhos, porem tambem um pouco comprida.
olá.. as sementes do pau-brasil são achatadas, parecendo um pequeno círculo marrom ou cor escura… semelhantes as sementes da sibipiruna.
nossa como o pau brasil foi esplorado essas s imagens estao amostra como o pau brasil e lindo e nao devia ser esplorado
TENHO UMA EM FRENTE DE CASA É LINDA